Notícias

Aras pede atuação do Judiciário para garantir aplicação de recursos mínimos na saúde

Procurador-geral da República enviou parecer ao STF na última quinta-feira (6)


07/05/2021 12h28

O procurador-geral da República Augusto Aras enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF), na última quinta-feira (6), um parecer que reitera a atuação do Poder Judiciário em casos de descumprimento da aplicação de recursos mínimos na área da saúde.

Em nota, o Ministério Público Federal (MPF) afirma que podem sofrer intervenção todos os municípios e estados, o Distrito Federal e a União, mesmo antes da edição da Lei Complementar 141/2012, que regula os valores mínimos de investimento na saúde.

O TRF2 alega que a intervenção judicial antes da regulamentação da Lei por parte do Poder Legislativo configura ativismo judicial, e vai contra o princípio da separação dos poderes.

Leia mais: MPRJ recomenda que municípios priorizem a vacinação dos grupos mais vulneráveis

Em contrapartida, o procurador-geral diz que “se os entes federados inobservaram o texto constitucional, cabe ao Poder Judiciário, ao ser provocado, fazer incidi-lo em toda a sua amplitude, de forma a corrigir as omissões verificadas”.

O MPF coloca que “Augusto Aras sustenta que a norma constitucional que estabelece o dever de investimento mínimo pelos entes federados em ações e serviços de saúde tem aplicabilidade imediata.”

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)