Cidades europeias começam a relaxar medidas de restrição após queda no índice de infecções pela Covid-19. Escolas, bares e restaurantes de diferentes países retomaram as atividades nos últimos dias.
No último sábado (8), a capital belga, Bruxelas, teve a primeira noite de abertura de bares sem toque de recolher desde outubro de 2020. Mesmo os estabelecimentos podendo abrir apenas com serviço externo, jovens lotaram os terraços e praças da Bélgica.
Os espanhóis de Barcelona também comemoraram o fim do toque de recolher e do estado de emergência nacional que durou seis meses. Multidões de jovens e adolescentes comemoraram o relaxamento das restrições na cidade. As proibições de viajar entre regiões da Espanha também foram suspensas.
Leia também: Butantan entrega mais 2 milhões de doses da vacina CoronaVac ao Ministério da Saúde
Na manhã desta segunda-feira (10), a capital tcheca Praga voltou a abrir lojas e shoppings, apresentando filas antes do horário de abertura. O uso da máscara em espaços abertos não é mais obrigatório no país, desde que todos mantenham uma distância de pelo menos dois metros. A República Tcheca apresentou queda no número de infecções por Covid-19 desde agosto de 2020.
As escolas gregas voltaram a receber alunos também nesta segunda (10). Após meses de ensino à distância, os alunos precisam apresentar documentos que provem um teste negativo para Covid-19, além do uso obrigatório de máscaras. A Grécia está relaxando as medidas de restrição com o objetivo de abrir a indústria do turismo no verão. Cafés, bares e restaurantes reabriram para serviço ao ar livre na última semana.
Veja a reportagem completa do Jornal da Tarde desta segunda-feira (10):
REDES SOCIAIS