Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Hush Naidoo / Unsplash
Hush Naidoo / Unsplash

O Opinião desta quinta-feira (13) discutiu a relação entre racismo e saúde pública. A médica Denize Ornelas falou sobre as disparidades entre o atendimento público e privado, e como isso afeta a saúde da população negra no Brasil.

"Essa questão não está relacionada a uma genética pior da população negra, não está relacionada a hábitos piores. Muitas vezes, quando a gente fala disso, as pessoas fazem essa associação. Dados consistentemente mostram para a gente que existe uma exclusão do sistema privado de saúde", disse.

Leia também: Manifestações contra genocídio negro acontecem em estados brasileiros

Ela ainda fala sobre as dificuldades enfrentadas no Sistema Público de Saúde: "A gente sabe que, apesar do SUS, ser esse salva-vidas para a maior parte da população preta, pobre e periférica, existem diferenças gritantes em relação ao financiamento do privado e ao financiamento do público. Isso gera diferenças entre a qualidade do serviço que é prestado".

Leia também: Opinião: Por que negros são menos vacinados contra a Covid-19? Sociólogo comenta

Também participou da edição, apresentada por Andresa Boni, o o sociólogo Luís Eduardo Batista. Assista à íntegra: