No último domingo (16), a cidade de Botucatu, no interior de São Paulo, vacinou 67 mil pessoas contra a Covid-19 em apenas 10 horas. O número ultrapassou a meta, que era aplicar a primeira dose da vacina de Oxford/AstraZeneca em 60 mil pessoas. A imunização ocorreu entre pessoas de 18 e 60 anos.
Para vacinar essa quantidade de pessoas, foi montado um esquema que transformou os 45 locais de votação utilizados para as eleições de 2020 em pontos de vacinação. Houve separação de local e horário de acordo com cada faixa etária. Cerca de 2,5 mil pessoas trabalharam como voluntárias.
A vacinação em massa em Botucatu faz parte de um estudo inédito do Ministério da Saúde sobre a eficácia da vacina contra cepas do coronavírus. Na pesquisa, que vai durar oito meses, toda a população adulta da cidade será imunizada.
Nos próximos dias, a prefeitura continua a vacinação de quem não compareceu ontem, que foi o "Dia D". O cidadão deve se cadastrar no site VacinaJá e aguardar a orientação dos órgãos da saúde.
Leia também: Polícia volta a hotel em que MC Kevin morreu e realiza verificações em quarto e na piscina; Blitz fecha festa clandestina com 100 pessoas na Consolação no último domingo (16)
Assista a reportagem do Jornal da Tarde desta segunda-feira (17):
REDES SOCIAIS