Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Após passar pelos dois piores meses da pandemia da Covid-19, o nível de isolamento no Brasil é o mais baixo registrado desde o início das restrições para conter o vírus. Segundo a pesquisa DataFolha, apenas três em cada dez brasileiros adultos estão totalmente isolados ou saem de casa somente quando inevitável. E desses 30%, apenas 2% alegam não sair de casa sob hipótese alguma.

Os números são bem menores em comparação ao ano passado. Em abril de 2020, início da pandemia e com número de casos e mortes menor em comparação ao atual momento, 72% de brasileiros adultos diziam isolados e sair de casa apenas em momentos inevitáveis. Desse total, 18% não saiam de casa em hipótese alguma.

Porém, 63% dos entrevistados dizem sair de casa para trabalhar e fazer outras atividades tomando todos os cuidados. Também é um índice recorde desde o início da pandemia e um salto em comparação ao mês de março, quando 47% deles alegavam cuidados quando saem de casa.

O DataFolha realizou 2.071 entrevistas presenciais, entre os dias 11 e 12 de maio, em 146 municípios, com brasileiros de 16 anos ou mais, de todas as classes sociais e regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Quem faz o isolamento no país?

De acordo com a pesquisa, o isolamento é feito majoritariamente por pessoas com mais de 60 anos, justamente quem já recebeu a vacina contra a Covid-19.

Leia também: Pandemia da Covid-19 e home office aumentam a sobrecarga para mulheres

Entre os que dizem sair de casa somente quando inevitável, notou-se que a cautela está relacionada à idade. Na faixa etária entre 16 e 24 anos, os que evitam sair somam 19%. O número chega a 49% entre quem tem mais 60 anos.

Entre os que dizem sair de casa para trabalhar e realizar outras atividades tomando todos os cuidados, os maiores índices são entre os homens (68%, ante 58% das mulheres), que têm de 25 a 34 anos (72%), entre os com mais escolaridade (72% têm ensino superior) e entre os que possuem renda familiar de mais de dois a dez salários mínimos (70%).

Quem não faz isolamento social?

O estudo também tentou identificar aqueles que não adotam medidas de isolamento social. Os maiores percentuais foram observados entre homens (11%, ante 4% das mulheres), que têm renda de mais de dez salários mínimos (10%) e entre os que sempre confiam nas falas do presidente Jair Bolsonaro.