Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

O Roda Viva da próxima segunda-feira (17) recebe a diretora-executiva da Anistia Internacional no Brasil, Jurema Werneck.

Na abertura do programa, a apresentadora Vera Magalhães perguntou sobre a operação policial em Jacarezinho e o papel da Anistia Internacional em relação esses assuntos. Em sua primeira fala, Werneck diz que dói o coração falar sobre esse tema, pois ela afeta a todos que moram na comunidade, tanto quem teve familiares mortos, quanto aqueles que não tiveram.

“Nossa cidade, nosso estado e nosso país vai viver com essa marca de que policiais entraram numa comunidade, em casas e no quarto de uma criança de nove anos para matar pessoas. Mataram gente que tinha uma vida pela frente”, desabafou.

Um dos motivos para ações como essa acontecerem constantemente no país, segundo ela, é a “falência da promessa da segurança pública”. Fazendo uma análise de ações policiais no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, Werneck afirma que elas são pouco inteligentes, truculentas e violadoras de direitos humanos.

Leia também: Reabertura gradual das escolas é tema no Opinião desta quinta-feira (20)

A diretora-executiva também atribuiu ações como a do Jacarezinho como um profundo desprezo pela vida das pessoas que moram em comunidades e, de acordo com ela, esse desprezo é marcado pelo racismo. Para acabar com isso, é necessário uma afirmação dos direitos humanos.

“Temos um longo caminho de convencimento e de afirmação dos direitos humanos. E é isso que a Anistia Internacional faz no Brasil desde o período da ditadura militar. Ressaltamos que o caminho da violência só gera mais violência”, afirmou.

Assista ao trecho completo:

Participaram da bancada de entrevistadores Edu Carvalho (jornalista da Época, do UOL Ecoa e da Maré de Notícias), Tatiana Vasconcellos (apresentadora da rádio CBN), Semayat Oliveira (jornalista do projeto Nós, Mulheres da Periferia), Paula Miraglia (antropóloga e diretora geral do Nexo Jornal) e Jefferson Barbosa (jornalista da PerifaConnection).

Assista ao programa na íntegra:

O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.