Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Prefeitura de Manaus
Reprodução/Prefeitura de Manaus

Neste domingo (30), o Rio Negro, em Manaus, alcançou a marca de 29,97 metros e a cheia deste ano ano se igualou ao recorde histórico de 2012. O Jornal da Cultura de ontem mostrou que faltavam apenas dois centímetros para a marca ser alcançada.

Devido a cheia do rio, comerciantes, pedestres e veículos do centro de Manaus precisaram arrumar espaço para lidar com a água que invade ruas e avenidas históricas. Dos 62 municípios do Amazonas, 58 foram afetados pela cheia. Em Anamã, por exemplo, pacientes do hospital precisaram ser transferidos para uma balsa.

Mesmo com o recorde, a cheia já era esperada. O fenômeno está sendo mais recorrente nos últimos anos. Das 11 maiores cheias enfrentadas na capital nos últimos 100 anos, sete ocorreram desde 2009 para cá. O principal motivo são as fortes chuvas que caíram em toda bacia do Rio Negro.

Mas, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) publicou um artigo científico em parceria com a Universidade de Leets, do Reino Unido, sobre as cheias no Amazonas e alegou que as chuvas são reflexos das mudanças climáticas.

Leia também: Brasil registra 78.352 novos casos e 1.971 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas

"No período de 1990 a 2015, o Atlântico estava aquecido, enquanto o Pacífico Equatorial estava em um esfriamento. Então, essa diferença na pressão atmosférica nos dois oceanos intensificou aquela circulação atmosférica, trazendo mais nuvens, mais chuva e, consequentemente aumento das cheias”, diz a pesquisa.

A pesquisa também leva em consideração fatores humanos, como o aumento na emissão de gases do efeito estufa.

A cheia deve impactar mais de 400 mil pessoas em todo estado. Em 25 municípios estão em situação de emergência e muitas famílias precisaram ser retiradas das suas casas, que foram completamente inundadas.