Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid nesta terça-feira (1º), a médica Nise Yamaguchi disse que não participa e desconhece a existência de um gabinete paralelo dentro do governo sobre a doença.
"Desconheço gabinete paralelo e muito menos que eu o integre", declarou Nise ao ser questionada pelo relator Renan Calheiros.
O gabinete paralelo é um suposto grupo, que teria funcionado paralelamente ao Ministério da Saúde, aconselhando o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre ações para lidar com a pandemia. A médica Nise Yamaguchi é apontada como uma das integrantes.
"Sou uma colaboradora eventual e que participo, junto com ministros da Saúde, participo como médica, cientista, chamada para opinar em comissões técnicas em reuniões governamentais, reuniões específicas", disse a especialista.
"Não faço parte de gabinete paralelo. Entendo que o governo é um só. [...] Sempre foi muito bem recebida em todos os governos com os quais estive colaborando", completou Nise, ao negar a existência de um gabinete paralelo.
Leia também: "Neymar, não concorde com a realização da Copa América no Brasil", apela Calheiros na CPI; "Imunidade de rebanho é um fato. Não deve ser interpretada", declara Nise Yamaguchi à CPI
REDES SOCIAIS