Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pexels
Pexels

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomendam a prática da medição da temperatura para entrar em locais públicos.

“O implemento de medidas térmicas, seja em pontos de entrada, seja nas cidades/municípios é uma medida inócua, em especial se considerarmos a situação epidemiológica atual e a sobrecarga dos sistemas locais de saúde”, afirma a Anvisa.

A verificação de temperatura em lugares públicos é um dos protocolos de segurança contra a Covid-19 em muitos estabelecimentos. Mas "metade das pessoas com o vírus comprovado não tem febre, por isso essa medida é ineficaz", diz Raquel Stucchi, infectologista.

Leia também: "É das coisas mais horríveis", diz Luana Araújo sobre ver um paciente com Covid tentando puxar o ar; Hospital das Clínicas investiga caso de “fungo preto” em paciente com histórico de Covid

As condições em que as medições são feitas, também podem interferir. "A medição de temperatura na fronte com o termômetro infravermelho em uma pessoa que acabou de chegar de um ambiente externo de baixa temperatura, pode sofrer também a interferência do resfriamento da pele pela baixa temperatura do ar, interferência de diversos outros fatores, friagem, bloqueador solar, na impossibilidade da medição correta", afirma Gustavo Prado, pneumologista do Hospital Oswaldo Cruz.

Espalhar cartazes informando que, se a pessoa estiver com dor de garganta, tosse e diarréia, é melhor ficar em casa ou procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que esses sintomas podem ser consequência da Covid-19, é mais importante e útil do que fazer uma medição de temperatura, segundo Raquel Stucchi, infectologista.

Veja a matéria completa no Jornal da Tarde desta quarta-feira (2):