Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Divulgação Polícia Civil
Reprodução/ Divulgação Polícia Civil

Uma jovem foi morta a facadas na última quarta-feira (2), em um shopping na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. O crime aconteceu no horário do almoço, na praça de alimentação, onde ela trabalhava. Vitórya Melissa Mota, de 22 anos, foi atendida no local e encaminhada ao Hospital Estadual Azevedo Lima, mas não resistiu aos ferimentos.

A 76ª Delegacia de Niterói investiga o caso como feminicídio. Segundo os policiais, relatos de amigos da vítima informam que o assassino Mateus dos Santos da Silva, de 21 anos, era colega de Vitórya em um curso de enfermagem, e não tinha seu amor correspondido por ela. 

Leia Mais: SP: Caminhão roubado bate em muro de condomínio e mais de 80 famílias são retiradas de prédio

A polícia ainda afirmou que o homem comprou a faca que usou no crime minutos antes de entrar no shopping para se encontrar com Vitórya. Mateus foi interceptado pelos guardas do Plazza Shopping e preso pela Polícia Civil.

Em nota, o shopping informou que “repudia qualquer ato de violência e segue à disposição das autoridades para colaborar com as investigações caso seja necessário.”

Casos de Feminicídio

Somente em 2020, segundo levantamento feito pelo Instituto independente “AzMina”, mais de mil mulheres foram vítimas de feminicídio entre os meses de março e dezembro. 

Os dados divulgados pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos também mostram números preocupantes. Só em 2020, mais de 105 mil denúncias de violência contra a mulher foram registradas nas plataformas do Ligue 180 e do Disque 100.

Em 2019, no Rio de Janeiro, 174 mulheres foram mortas por feminicídio, de acordo com estudo feito Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

Leia Mais: Pela primeira vez, três mulheres integram lista tríplice para ocupar vaga no TSE