Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

Um estudo científico do IDOR (Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino) feito com crianças de dois a sete anos internadas em UTIs mostrou que ler e ouvir histórias diminui a dor e o estresse.

A pesquisa dividiu 80 crianças de um hospital em São Paulo em dois grupos. Um deles participava de jogos de adivinhação durante 25 a 35 minutos por dia, enquanto o outro ouvia os contadores de histórias neste período. De todas as crianças  foram coletadas amostras de saliva após as atividades. Os pequenos ainda responderam perguntas sobre a intensidade da dor que sentiam.

Leia também: Justiça do Uruguai condena militares aposentados por crimes da ditadura

“Nos 9 meses de pesquisa, as duas intervenções aumentaram a ocitocina, hormônio do vínculo afetivo, diminuíram o cortisol, ou seja, as crianças ficaram menos estressadas”, explicou Guilherme Brockington, professor da UFABC e pesquisador do IDOR.

Segundo ele, a leitura teve um impacto muito maior no bem-estar da criança. “A contação de histórias registrou o dobro de aumento e diminuição desses hormônios”, disse Guilherme.

Leia também: Facebook mantém suspensão de Donald Trump até 2023

O pesquisador afirmou que a percepção de espaço e a imaginação da criança também são estimuladas pela leitura e auxiliam na recuperação.

Veja a matéria completa do Jornal da Tarde desta sexta-feira (4):