Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Flickr/Palácio do Planalto
Flickr/Palácio do Planalto

Em um vídeo divulgado neste sábado (5), Arthur Weintraub, ex-assessor da Presidência da República, negou que tenha atuado na organização de um gabinete paralelo para auxiliar o Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas ações de combate à pandemia da Covid-19 no país. Esse é um dos principais temas da CPI da Covid.

“Quando se ouve aí na na Comissão Parlamentar que organizei... Cara, eu não organizei gabinete, eu fazia contatos científicos e trazia as informações pro presidente. [...] Não havia assessoria paralela do presidente”, disse Weintraub.

Arthur trabalhava dentro do Palácio do Planalto e era considerado um dos membros da chamada “ala ideológica” do governo. Em agosto de 2020, ele foi designado por Bolsonaro para "acompanhar questões relativas ao tratamento precoce da covid-19".

Weintraub se defendeu afirmando que não existia gabinete, mas que ele fazia contato com cientistas de universidades renomadas, virologistas e médicos que atuam em áreas de ponta.

Vídeos publicados pelo site de notícias Metrópoles mostram uma reunião onde o “gabinete paralelo” estaria orientando o presidente a ter cautela nas vacinas contra a Covid-19. É possível ver Nise Yamaguchi, Osmar Terra e o virologista Paulo Zanoto neste encontro.

Yamaguchi, durante depoimento a CPI da Covid, afirmou ter se reunido com Arthur, e disse que participou de conversas que discutiam a prescrição do uso de cloroquina para o tratamento da Covid-19. E essa informação foi confirmada por Weintraub.

Leia também: Abraham e Arthur pegam “cepa bem agressiva” da Covid-19

"Tive contato, sim, com a com a doutora Nise, ela falava com o Presidente, tive contato com com o doutor Janotto, virologista. Eles conversavam comigo, me traziam as coisas para mostrar paro presidente. E era era simplesmente uma questão que eles conseguiam ter uma interface, uma conversa comigo, por eu ter essa possibilidade de entender a parte científica do artigo científico. E e eu consegui traduzir de uma maneira mais simples para o presidente", afirmou.

O colegiado da CPI da Covid aprovou a convocação de Arthur Weintraub para testemunhar na comissão. Ele deverá esclarecer sobre sua atuação dentro do governo federal e se havia mesmo a administração deste gabinete.