Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/MPF
Reprodução/MPF

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou uma invasão seguida de ataques violentos à Terra Indígena Apyterewa, do povo Parakanã, realizados em novembro e dezembro de 2020. De acordo com o MPF, os ataques foram proferidos contra agentes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), para impedir as fiscalizações ambientais.

Ao todo, cinco pessoas foram denunciadas à Justiça Federal em Redenção (PA) por obstrução de ações fiscalizadoras, invasão, formação de quadrilha e usurpação de bens da União. A condenação para esses crimes variam de um a cinco anos de prisão.

Leia mais:"Estou completamente sem chão", desabafa namorado de grávida morta por tiros no RJ;Pfizer entrega 936 mil doses da vacina contra a Covid-19 ao Brasil

“Conforme expressamente apontado no relatório, inclusive com farta comprovação fotográfica, os denunciados são os responsáveis pela invasão e pelo impedimento da realização das atividades dos órgãos públicos na região, sobretudo do Ibama e da Funai”, escreve o MPF na ação enviada à Justiça.

Segundo relatórios enviados ao ministério, um grupo de cerca de 70 pessoas, comandadas pelos acusados, cercou a base da Funai para impedir as fiscalizações ambientais na terra indígena. O grupo teria atirado fogos de artifício contra fiscais e colocado pregos nas pontes para danificar os pneus das viaturas. Os ataques foram continuados por semanas.

A Terra Indígena Apyterewa foi a segunda mais desmatada em 2018 e 2019, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe).