Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

Você já deve ter ouvido falar que quando o celular cai na água, basta colocar em um pote de arroz que resolve, né? Além de outras dicas caseiras para consertar algum problema com smartphones. Mas será que isso funciona ou prejudica ainda mais o aparelho?

Para Priscilla Khan, técnica da Digivida, empresa especializada em manutenção e consertos de aparelhos, estes conselhos populares para cuidados com os celulares surgiram no dia a dia das pessoas.

“Acreditamos que por causa dos preços de novos aparelhos, que ao longo do tempo vem aumentando, as pessoas buscam maneiras caseiras de 'salvar' o aparelho sem que precisem gastar muito dinheiro com a aquisição de um novo celular ou com seu reparo”, explica.

“No entanto, a desinformação pode agravar o problema. Por isso a importância das dicas especializadas”, acrescenta a especialista.

Desta forma, o site da TV Cultura elaborou uma lista com os 10 principais defeitos nos celulares e Priscila explicou como evita-los ou resolvê-los corretamente. Veja as dicas:

1) Higienização de celular

Use um pano que não solte fiapos ou papel guardanapo e álcool isopropílico na concentração 70%, que é o mais recomendado pelos fabricantes.

Remova a capa ou algum outro item que esteja anexado ao aparelho, aplique o álcool diretamente no pano ou papel (sem excessos e nunca direto no aparelho) e faça a higienização de todos os lados, bem como no conector de carga.

Alerta: nunca deixe escorrer álcool no aparelho porque o produto pode penetrar, danificando a tela e outros componentes.

2) Se o celular cair na água, basta colocá-lo dentro do pote com arroz

Colocar o celular no pote de arroz é mito!

Sabemos que no momento de desespero tudo é válido, mas apesar de ter propriedades absorventes, o arroz não é capaz de absorver a quantidade de água do aparelho.

O ideal é desligar imediatamente, mantê-lo na posição vertical (para a água escorrer naturalmente) e levar para um especialista.

Se nesta hora, manter o aparelho ligado, possivelmente o resíduo de água poderá causar um curto na placa principal ou em algum outro componente.

3) Se o celular molhar, posso secá-lo usando um secador de cabelo?

Não é recomendado usar secadores de cabelo para remover a água que penetrou no celular. Quando aplicamos ar quente no local sem saber a temperatura e o tempo de exposição ao calor, alguns componentes podem ser danificados.

4) Posso levar o celular para o banheiro enquanto tomo banho?

Como hoje em dia estamos sempre com o celular, é comum levar o aparelho para o banheiro, mas o vapor do chuveiro pode acumular, causando oxidação. É o mesmo efeito de cair na água, mas ocorre gradativamente.

5) Meu aparelho não carrega e agora?

Existem vários fatores que podem impedir o correto carregamento do aparelho, mas na maioria das vezes acontece pelo acúmulo de sujeira compactado dentro do conector.

O pó do dia a dia ou lã das roupas - quando deixamos o celular no bolso- entram e quando colocamos o cabo para carregar prensamos essa poeira, até o ponto de os conectores não encostarem corretamente, evitando a recarga.

6) O aparelho desligou e não liga mais

Quando o aparelho não liga pode ser algum problema na bateria, às vezes no carregador ou em algum componente da placa. Existe também a possibilidade do celular estar com o software desatualizado, impedindo que haja o carregamento das informações para o uso. Em ambos os casos, somente um especialista poderá dizer ao certo e fazer o reparo adequando para garantir a integridade e o funcionamento do seu smartphone.

7) Superaquecimento

Com o uso excessivo, é comum que a temperatura ultrapasse o limite ideal e o celular apresente algum defeito. Usar um mesmo aplicativo, por exemplo, por muito tempo pode aquecer o aparelho.

O aquecimento pode ser causado por algum dano ocorrido após uma queda ou quando a bateria chega ao final de sua vida útil. Aquecimento excessivo não é um bom sinal. Se o celular esquentar muito, pode desligar sozinho ou, dependendo do caso, a bateria pode explodir.

8) Aplicativos que travam

Às vezes não abrem, param do nada, não atualizam e até reiniciam o aparelho.

É neste momento que a pessoa pensa: "meu aparelho está com um vírus". Será? Nem sempre! Normalmente a falta de atualização do sistema operacional dos celulares (Android e iOS) faz com que haja travamentos.

Outra situação comum é a dos aplicativos travarem porque o aparelho está com pouca memória interna e não há espaço para executar determinada tarefa. Para evitar situações como essa, é recomendado instalar somente o que for necessário e manter o aparelho sempre atualizado. Essas atualizações corrigem possíveis 'bugs" e problemas no carregamento.

9) Problemas na tela

As telas de touch screen (telas sensíveis ao toque) estão entre os maiores avanços das últimas décadas. No entanto, são bastante frágeis e qualquer pancada ou queda um pouco mais forte é suficiente para danificar a tela e o sistema. Roupas com bolsos rasos são um perigo.

Normalmente as telas são compostas por duas partes: O LCD (onde vemos a imagem) e o touch (parte de vidro) na qual interagimos com o aparelho. Dependendo da queda, apenas uma delas pode estar danificada ou ambas. Para cada caso são recomendadas diferentes ações, como troca da tela completa ou somente a troca do vidro.

10) A bateria do celular descarrega muito rápido

Quando a bateria descarrega mais de 20% em menos de uma hora é sinal de que algo está errado. Ela pode estar no final de sua vida útil, que é medida por ciclos.

Quando completamos um processo de carga e descarga, completamos um ciclo. Ao final de alguns ciclos é requerida a troca da bateria. Na maioria dos casos é necessária a troca de bateria do aparelho, que não dura quase, ou às vezes pode ser algo consumindo a energia excessivamente, como por exemplo, algum aplicativo ou dano na placa do aparelho.

Divulgação/Digivida

Priscila afirma que essas dicas se aplicam para todos os tipos de celulares. “Os cuidados com bateria, carregadores e sobre o procedimento que deve ser realizado ao cair na água, por exemplo, são iguais para todos”, diz.

Questionada se há alguma dessas dicas populares que não se deve seguir em hipótese alguma, ela explica que a que é considera mais “perigosa” de realizar é a de utilizar o secador de cabelo para secar o celular quando cair na água.

“Ela geralmente piora substancialmente o problema. Ao tentar secar, a quantidade de calor no local ou o deslocamento do resíduo de água para a placa principal, pode causar curto na placa ou corrosão mais profunda de componentes. Neste caso, vale a menor das tentativas: pano seco sem fiapos com o aparelho desligado”, alerta.

Leia também: CPI da Covid ouve Natalia Pasternak e Claudio Maierovitch nesta sexta-feira (11)Anvisa libera aplicação da vacina da Pfizer em adolescentes com 12 anos ou mais