Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Jair Magri
Jair Magri Presidente da FPA, Marcos Mendonça, recebe o Grande Prêmio da Crítica de 2015

A Fundação Padre Anchieta (FPA), mantenedora das Rádios e TV Cultura, TV Rá Tim Bum! e Univesp TV, recebeu, na noite de terça-feira (15), o Grande Prêmio da Crítica de 2015 pelos serviços prestados à arte, cultura e educação. A cerimônia ocorreu no Teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros, em São Paulo. A boa notícia veio em meio a campanha #TVCulturaSouFa, no ar desde o dia 23 de fevereiro, que visa valorizar a audiência de diferentes gerações nas plataformas onde está presente.

O reconhecimento foi concedido pela ação conjunta das programações de suas emissoras nas áreas de literatura, filosofia, história, ecologia, música popular e erudita, cinema, artes visuais e teatro, além da qualidade da grade infantil e do jornalismo crítico. Para a Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), "o trabalho desenvolvido pela FPA é um verdadeiro baluarte em defesa da cultura nacional".

Ao longo de sua trajetória, a Fundação recebeu aproximadamente 400 prêmios e homenagens. Segundo o presidente da FPA, Marcos Mendonça, o recebimento do Prêmio da APCA dá força e alento à instituição. "É um grande incentivo, para que continuemos essa trajetória de luta em favor da cultura", afirma.

Além do prêmio máximo da noite, o programa Cultura Agora, comandado por Cirley Ribeiro na Rádio Cultura FM, foi eleito como o Melhor Programa de Cultura Geral na categoria Rádio. "Dedico este Prêmio a todas as crianças que possam sonhar e que tenham o direito de exercer a profissão que escolheram, assim como eu", disse a radialista.

A APCA, que completa 60 anos em 2016, é formada por 107 associados do meio cultural, sendo 80 deles responsáveis por eleger os 73 vencedores de 12 categorias.

Assista à reportagem do Jornal da Cultura: