Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/Primeira Pele
Divulgação/Primeira Pele

Racismo no esporte é o tema do programa Estação Livre desta sexta (11). Para abordar o assunto, a edição trouxe uma reportagem especial sobre o projeto Primeira Pele, uma iniciativa que busca envolver atletas negros na busca por igualdade racial no mundo esportivo. 

Leia também: "Deixei de ser um goleiro para ser o jogador que foi chamado de 'macaco'", diz Aranha

"Acho que a pandemia foi um momento de pausa para todo mundo e ali em consegui personificar tudo que eu sentia em relação ao racismo, a questão racial do país, tudo que eu vivi. O primeiro passo foi uma terapia para mim, expressar tudo que eu sentia. [...] Eu queria que aquilo chegasse em outras pessoas e a gente criasse uma rede de apoio", conta Rafael Garcia, idealizador do projeto.

Garcia conta que a iniciativa começou a ganhar força após a divulgação de um manifesto em vídeo, que circulou as redes sociais e chamou a atenção de atletas negros. "Depois do lançamento do vídeo, que comecei a conversar com os atletas, o apoio foi maior do que eu imaginava", afirma. 

"No esporte, o uniforme é a nossa segunda pele, mas por baixo dele está a primeira pele. E a minha PRIMEIRA PELE é PRETA. Motivo de orgulho e resistência. Que aproveitemos esse dia para nos conhecermos e reconhecermos em nossos irmãos e irmãs.O esporte tem voz. Então, que esta voz seja anti-racista, porque as cores da segunda pele mudam, mas lutaremos de preto para sempre", diz a descrição do vídeo. 

Também faz parte do projeto a criação do Manual Anti-Racismo no Esporte, elaborado em parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol e assinado por advogados. O documento está disponível neste link e visa dar base de conhecimento aos atletas, incentivar denúncias e ajudar a reverter as desigualdades.

Confira a reportagem:

Para falar sobre o racismo no esporte, a jornalista Cris Guterres recebeu o ex-goleiro Aranha e o doutor em Direito Constitucional Adilson Moreira.

Assista ao Estação Livre na íntegra:

O programa é parte da nova grade de jornalismo da TV Cultura. A emissora, que já tinha em sua programação o Roda Viva e o #Provoca, às segundas e terças-feiras, no início de 2021 lançou os programas Manhattan Connection e Linhas Cruzadas, às quartas e quintas-feiras, e agora, completa a faixa semanal das 22h, com o Estação Livre.