A empresa de biotecnologia norte-americana Novavax divulgou o resultado do teste clínico da fase três do seu imunizante contra a Covid-19 na última segunda-feira (14).
Os dados preliminares revelam que a eficácia geral da vacina NVX-CoV2373 é de 90%. Contra casos moderados e graves da doença, segundo o estudo, a taxa de proteção chega a 100%.
A vacina contra Covid-19 é baseada em proteína, ou seja, são utilizados pequenos fragmentos inofensivos do vírus para produzir uma resposta imunológica.
Leia Mais: Vacina da Janssen atrasa e não deve mais chegar ao Brasil nesta terça, informa o ministério; Cerca de 400 voluntários vão participar da 1º fase de testes da Butanvac, anuncia Dimas Covas
O estudo foi realizado com quase 30 mil voluntários residentes dos Estados Unidos e do México. Com os dados apresentados até o momento, a empresa pode solicitar no futuro próximo o pedido de uso emergencial da vacina nos EUA e em outros lugares ainda no terceiro trimestre deste ano.
A Novavax também revelou que durante o ensaio clínico, foi estudada a eficácia da vacina contra as variantes do coronavírus: a Brasileira, do Reino Unido e da África do Sul.
No entanto, o imunizante NVX-CoV2373 apresentou um índice de menos 50% para a variante sul-africana, porcentagem não aceita pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Para as outras variantes, a vacina apresentou níveis aceitos para proteção contra o vírus.
*Os dados citados foram enviados ao site da TV Cultura pela empresa Novavax*
REDES SOCIAIS