Durante o Roda Viva desta segunda-feira (14), com apresentação de Vera Magalhães, a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie falou sobre o feminismo na Nigéria e o porquê dela ter sido rotulada como polêmica.
A escritora, na verdade, acredita que a crítica é um pouco perturbadora. “Nada do que eu falo é tão polêmico se realmente acreditarmos que as mulheres são seres humanos completos”, explicou Chimamanda.
Leia também: "O Brasil não quer aceitar que racismo é um problema", percebeu Chimamanda em visita ao país; "Feminismo deve ser introduzido em casa", diz escritora Chimamanda Adichie
Segundo ela, a controvérsia está no silenciamento das mulheres: “Uma mulher que resolve falar e não pede desculpas por isso, automaticamente ela é considerada polêmica”.
Veja o trecho completo:
Considerada uma das jovens autoras de maior destaque na literatura africana, Chimamanda Ngozi Adichie é mestre em Escrita Criativa pela Universidade Johns Hopkins de Baltimore e mestre de Artes em Estudos Africanos pela Universidade Yale.
Ela é autora dos romances 'Purple Hibiscus', de 2003, e 'Half of a Yellow Sun', de 2006, além da coletânea de poemas 'Decisions' e da peça 'For Love of Biafra'.
Assista ao programa na íntegra:
O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS