Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

A escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie é a entrevistada do Roda Viva desta segunda-feira (14).

A jornalista Marcella Franco perguntou como os pais podem ensinar o feminismo para os filhos e se as escolas podem ajudar nessa missão. Chimamanda foi bem direta ao dizer que todos devem falar sobre feminismo para os mais jovens, mas que o assunto deve ser introduzido em casa.

Leia também: “Nada do que falo é polêmico se acreditarmos que mulheres são seres humanos completos", diz Chimamanda

“Isso precisa começar em casa. Posso falar da minha experiência. Quando tive minha filha, meu marido e eu fizemos escolhas muito conscientes sobre como iríamos criá-la e sobre as coisas iríamos lhe dizer. Por exemplo, decidi que ela iria ser muito ativa, fisicamente ativa, e decide isso porque acho que é preciso começar cedo a tentar lidar com as horríveis mensagens que meninas recebem sobre seus corpos”, contou a autora.

Mesmo mostrando diversos pontos do feminismo, ela falou que foi um grande desafio desconstruir os papéis de gênero, como por exemplo os brinquedos que “pertencem” a meninos. Para Chimamanda, mesmo sendo coisas pequenas, isso contribuiu para a forma como meninas pensam de si mesmas.

Assista ao trecho completo:

Participaram da bancada de entrevistadoras Djamila Ribeiro, escritora; Marcella Franco, editora da Folhinha, na Folha de S.Paulo; Carla Akotirene, pesquisadora em Estudos Feministas na Universidade Federal da Bahia; Adriana Ferreira Silva, redatora-chefe da revista Marie Claire; Carol Pires, jornalista.

Assista ao programa na íntegra:

O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.