Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

Nos primeiros cinco meses do ano, foram registradas mais de 33 mil denúncias de agressões contra idosos, segundo dados da Central Judicial do Idoso (CJI). Os casos aumentaram devido à pandemia e a necessidade dos idosos ficarem em casa.

Em 2019 foram registrados cerca de 48 mil denúncias de maus tratos contra pessoas acima de 60 anos. No final do ano passado, este número cresceu 53%, passando para 77 mil denúncias feitas ao Disque 100.

De acordo com o Estatuto do Idoso, criado em 2003, violência contra o idoso é descrita como qualquer ação ou omissão aplicada em local público ou privado que produza morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico.

Leia também: Ex-Polegar Alan Frank sofre acidente durante 'motociata' em apoio a BolsonaroApós ignorar emails da Pfizer, Bolsonaro pede antecipação da entrega de doses de vacinas

"O ato de infantilizar o idoso pode ser um tipo de violência psicológica, outra violência velada é o uso da aposentadoria para outros membros da família. Muitos idosos são a renda da família, sendo a única fonte de recursos", afirma Carlos André Uehara, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).

Segundo pesquisas, na maioria das vezes, as agressões ocorrem há bastante tempo e no próprio domicílio, por isso muitos idosos não denunciam a violência sofrida por medo e vergonha. Isso faz com que o número de denúncias seja subnotificado.

As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100.

Veja a matéria completa no Jornal da Tarde desta terça-feira (15):