O uso terapêutico e medicinal de drogas psicodélicas e da cannabis foi tema no Opinião desta quinta-feira (17). O psiquiatra Luís Fernando Tófoli explicou o que são essas substâncias, algumas testadas para tratamentos de doenças como a depressão.
"São substâncias que trazem efeitos na esfera da percepção, na espera das emoções e na esfera cognitiva, que seria da razão, do raciocínio, da memória e da atenção. Popularmente conhecidos como alucinógenos, em geral, quando as pessoas ouvem falar delas pensam imediatamente na questão da percepção", disse.
Leia também: Professor de Relações Internacionais da USP analisa encontro entre Biden e Putin
Tófoli aponta que o impacto sobre emoções é um dos principais focos do uso no combate à problemas de saúde: "Para o uso terapêutico, o que interessa são essas alterações na cognição, como a gente percebe e raciocina sobre as coisas e, principalmente, como elas afetam nossas emoções, de uma maneira controlada, organizada e positiva", comentou.
Leia mais: Bolsonaro erra ao dizer que programa da Nasa pretende "levar 1ª mulher ao espaço"
Também participou da edição o jornalista e autor do livro “Psiconautas - viagens com a ciência psicodélica brasileira”, Marcelo Leite.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS