Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu a velhice na lista de doenças relacionadas à saúde e especialistas em envelhecimento temem que a decisão sirva para encobrir os reais problemas para a terceira idade.

Alexandre Kalache, epidemiologista do Centro Internacional de Longevidade, é um dos especialistas e classifica a decisão de preconceituosa. "O que está por trás disso é o preconceito que nós pessoas idosas possamos morrer de velhice. Eu vou morrer velho, mas não vai ser de velhice, eu vou morrer de uma doença com nome e sobrenome", afirmou.

Leia também: Lactantes lutam para serem incluídas no grupo de vacinaçãoCovid-19: Imunização no Brasil evitou a morte de quase 44 mil pessoas com mais de 70 anos

Para entender o perfil do idoso, o Sesc São Paulo e a Fundação Perseu Abramo realizaram uma pesquisa qualitativa em cinco estados brasileiros para apontar medos e vontades dessa população.

Segundo Raquel Moreno, coordenadora do estudo, ficou claro que a falta de políticas públicas é o principal problema para a terceira idade. "Eles consideram que deveria ter uma cota de trabalho e emprego. Com relação à questão da saúde, eles dizem que as políticas de saúde deveriam ser preventivas do que só curativa e os remédios deveriam ser de graça", explica.

Veja a matéria completa no Jornal da Tarde desta sexta-feira (18):