Os Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira (21) o plano de distribuição de vacinas contra a Covid-19 em todo mundo. Inicialmente, serão 55 milhões de doses para diversos países, incluindo 14 milhões para América Latina e Caribe. O Brasil entrou na lista de nações beneficiadas.
De acordo com o anúncio, 75% das doses doadas pelos americanos serão distribuídas via Covax Facility. Os outros 25% irão para “prioridades regionais”, que são aquelas nações com poucas doses e não são produtores de vacinas.
As doses fazem parte da promessa do presidente Joe Biden de doar 80 milhões de vacinas produzidas no país, que são 60 milhões de doses da AstraZeneca e mais 20 milhões da Pfizer/BioNTech, da Moderna e da Johnson & Johnson.
Segundo as projeções dos americanos, todas essas vacinas serão distribuídas até o final deste mês. Não foi divulgado quantas doses serão enviadas para o Brasil. Países asiáticos receberão cerca de 16 milhões de doses e mais 10 milhões para nações africanas.
Leia também: CPI da Covid define agenda de depoimentos desta semana; veja quem são os próximos a depor
Dentre os países latino-americanos, receberão as doses Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.
REDES SOCIAIS