Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

No Roda Viva desta segunda-feira (21), Vera Magalhães recebeu o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello. Ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o decano abordou a adoção de urnas eletrônicas no Brasil.

A repórter Luísa Martins, do jornal Valor Econômico, questionou o ministro a respeito da validade de declarações de Bolsonaro em que aponta suposta fraude nas eleições de 2018. Ao ressaltar que o político chegou à presidência a partir dessa tecnologia, Marco Aurélio mencionou falhas no sistema anterior e apontou os riscos de sua readoção.

Leia também: Marco Aurélio Mello chama inquérito das fake news de “inquérito do fim do mundo”

“Em primeiro lugar, as críticas do presidente à urna eletrônica. Ele foi eleito considerado esse sistema. Em segundo lugar, nós tínhamos anteriormente o manuseio da cédula para a apuração dos votos e a interferência, passo a passo, do homem. Quando há interferência do homem, principalmente em uma disputa eleitoral, é possível ocorrerem distorções”, explicou.

Indagado sobre as discussões que ocorrem no Congresso em defesa do retorno do voto impresso no país, o decano destacou os benefícios da urna eletrônica. Segundo ele, desde que a tecnologia foi adotada, nunca houve identificação de fraudes nas eleições.

“Eu recebi o TSE já com a urna eletrônica aprovada. Presidi as primeiras eleições informatizadas em 1996. De lá para cá, nós não tivemos, ao contrário do que ocorria no sistema anterior, uma única impugnação minimamente séria procedente quanto à fidelidade do voto depositado na urna eletrônica pelo eleitor”, concluiu.

Assista ao trecho:

Participaram da bancada de entrevistadores Carolina Brígido, colunista do UOL; Luísa Martins, repórter do Valor Econômico; Rubens Glezer, professor de Direito Constitucional da FGV e autor do livro "Catimba Constitucional"; Kalleo Coura, editor-executivo do JOTA; e Breno Pires, repórter do jornal O Estado de S.Paulo. 

Assista ao programa na íntegra:

O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.