A CPI da Covid ouve nesta terça-feira (22) o deputado Osmar Terra (MDB-RS), ex-ministro da Cidadania. Terra é apontado como "padrinho do gabinete paralelo", grupo que orientava o presidente Jair Bolsonaro no combate à pandemia da Covid-19. A sessão está marcada para começar às 9 horas.
Osmar Terra defende medidas rechaçadas no enfrentamento à doença, como a imunidade de rebanho e o uso de remédios comprovadamente sem eficácia. Em setembro do ano passado, ele esteve ao lado de médicos e de Bolsonaro em uma reunião no Palácio do Planalto em que se posicionaram contra a vacinação e favoráveis a um "shadow cabinet" (gabinete das sombras) para aconselhar o governo federal durante a pandemia.
Os requerimentos para ouvir o deputado foram aprovados na forma de convocação. Entretanto, após um pedido feito pelo presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL) e aceito pelo presidente da CPI Osmar Terra (PSD-AM), Terra será ouvido nesta terça como convidado.
Leia também: Caixa paga 3ª parcela do Auxílio Emergencial a nascidos em abril; Senadores da CPI da Covid criticam Bolsonaro por ofensas a jornalista: “típico de fascista”
REDES SOCIAIS