Circulam nas redes sociais algumas montagens em que Lázaro Barbosa, foragido acusado de matar uma família em Ceilândia (DF), aparece ao lado do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Apesar da edição das fotos ser grosseira e as montagens terem sido compartilhadas como piadas, é necessário esclarecer que se tratam de fake news e assim, evitar qualquer confusão que possa associar o político ao criminoso foragido.
Um dos boatos usa uma foto de Lula abraçado com Lázaro. No entanto, a foto original retrata o ex-presidente ao lado de Guilherme Boulos, que concorreu à prefeitura de São Paulo pelo PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) nas últimas eleições municipais.
A imagem foi registrada em 2018, durante vigília na sede dos Sindicatos dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, após o ex-juiz Sérgio Moro expedir uma ordem de prisão contra o petista. A foto original está disponível no site do Instituto Lula.
Outra montagem usa uma foto em que aparecem Lula, sua namorada, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, e seu correligionário Fernando Haddad, segurando uma faixa com a frase "Lázaro é inocente". Na foto original, aparece a frase "Lula é inocente".
A imagem foi registrada em novembro de 2019, após o petista deixar a sede da Polícia Federal em Curitiba, onde ficou preso por 580 dias, e foi compartilhada nas redes sociais de Lula.
Leia também: Arthur Weintraub nega existência de gabinete paralelo, mas admite que não tinha contato com ministro da Saúde; Prefeito de Araraquara diz ser fake news a história de que a população está comendo gatos
REDES SOCIAIS