Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Marcos Corrêa/Palácio do Planalto
Marcos Corrêa/Palácio do Planalto

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta sexta (25) que a tese da imunidade de rebanho foi difundida no governo no início da pandemia de Covid-19. Segundo Guedes, o ponto foi levantado pelo então ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. 

"O ano passado foi muito difícil, mas operava-se sob uma orientação geral, e às vezes se fala até que foi o governo que fez isso, mas não foi. O primeiro ministro da Saúde que nós tivemos popularizou dentro do governo, ele fez uma bela análise de diagnóstico. Ele disse: 'a pandemia é séria, ela vai subir exponencialmente nos primeiros meses, [...] depois ela estabiliza num platô e depois desaba'", disse o ministro, em reunião da Comissão Temporária da Covid-19 do Senado Federal. 

Leia também: Governo Bolsonaro é a principal fonte de desinformação sobre a pandemia, segundo relatório

De acordo com Guedes, Mandetta afirmou que o distanciamento social adotado para reduzir a velocidade de contágio resultaria na chamada imunidade de rebanho. As ideias, porém, são contraditórias, já que o distanciamento busca diminuir o contato entre os indivíduos para reduzir infecções, e não criar uma suposta imunidade por meio da contaminação.

"A teoria exposta para nós, que nós acreditamos, e que vimos acontecer - e [Mandetta] estava certo. Ele falou: 'março, abril e maio, [a pandemia] sobe forte, então temos que fazer o distanciamento social, porque com o distanciamento social ela não sobe tão verticalmente. Ela vai subir um pouco mais devagar, e aí vai dar tempo de ir criando a imunidade de rebanho aos poucos, porque se pegar em todo mundo ao mesmo tempo explode a capacidade hospitalar'", afirmou Guedes. 

Veja o vídeo abaixo:

"A ideia de imunidade de rebanho foi difundida logo no início. [...] Não se falou em barreira sanitária, testagem em massa, vacinas, nada. A ideia foi: vamos aos poucos porque, se for todo mundo ao mesmo tempo, explode a capacidade hospitalar", completou o ministro.

Em depoimento à CPI da Covid, entretanto, Mandetta não defendeu que a disseminação do vírus traria uma suposta imunidade coletiva. Ele foi ouvido no Senado no início de maio, e afirmou que teve "a impressão" de que o governo federal apostou nessa estratégia. 

Leia também: Veja o que se sabe sobre suspeitas de irregularidades no contrato da Covaxin

"A impressão que tenho é de que havia algumas teorias mais simpáticas [para o presidente]. 'O brasileiro vai se contaminar, mora em aglomerados, mora sem esgoto. Vai atingir o coeficiente de proteção de rebanho', essa foi uma das teorias que pode ter servido de inspiração dessas pessoas para levar até o presidente", disse o ex-ministro. 

Sucessor de Mandetta, Nelson Teich também citou a ideia em depoimento à CPI. "Essa tese de imunidade de rebanho, em que você adquire a imunidade através do contato e não da vacina, isso é um erro. [...] Imunidade você tem pela vacina", afirmou.