Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Flickr Ministério de Minas e Energia
Reprodução/ Flickr Ministério de Minas e Energia

Nesta segunda-feira (28), o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, fez um pronunciamento na televisão e no rádio para falar sobre a crise hídrica provocada pela falta de chuvas regulares. Em quatro minutos, ele comentou as ações que a pasta está fazendo e reforçou o papel da sociedade durante o período.

Albuquerque reforçou que o país enfrenta uma das piores crises hídricas da história, e que a falta de chuva afeta, diretamente, a produção de energia do país. Ele lembrou que a escassez é a maior dos últimos 91 anos, principalmente no Sudeste e Centro-Oeste.

Leia Mais: Crise hídrica no Brasil provocará aumento na conta de luz

Apesar de não ter falado diretamente sobre a necessidade de racionamento, Bento disse que é “para aumentar a nossa segurança energética, é fundamental que a sociedade brasileira participe desse esforço, evitando desperdício no consumo de energia elétrica”, ele afirmou durante a transmissão.

Além de ações da população, Bento falou sobre ajuda de empresas. ”Em parceria com a indústria, estamos finalizando o desenho de um programa voluntário que incentiva as empresas a deslocarem o consumo dos horários de maior demanda de energia para os horários de menor demanda, sem afetar a sua produção e o crescimento econômico do País”, afirmou.

A escassez de água vai fazer a conta de luz aumentar mais uma vez, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciará na próxima terça-feira (25) um novo reajuste na tarifa.

Mesmo com a situação elétrica em alerta, o ministro não falou durante o pronunciamento se há risco do país sofrer apagões de energia.

Leia Também: Governo Federal fará racionamento “educativo” de energia, segundo Arthur Lira