Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Isac Nóbrega/Palácio do Planalto
Isac Nóbrega/Palácio do Planalto

O decreto do presidente Jair Bolsonaro que tira de civis e passa para militares uma série de cargos da administração pública entra em vigor nesta quinta-feira (1º).

Com a medida, militares da ativa passam a ser alocados permanentemente em cargos de auxílio ao poder Judiciário, além de postos no Ministério da Defesa, Minas e Energia, Advocacia-Geral da União e em empresas estatais.

A mudança está inclusa em série de alterações regimentais promovidas pelo Planalto, que permitem aos membros das Forças Armadas exercer cargos civis sem precisar ir para a reserva após dois anos, como definia a lei anterior.

Leia mais: CPI da Covid: Para senadores da oposição, Dominguetti pode ser 'testemunha plantada'

Em pouco mais de dois anos, o governo Bolsonaro aumentou o número de membros das Forças em cargos de natureza civil em 122%.

Políticos e analistas veem a medida como uma violação da separação necessária entre as Forças Armadas e o governo civil. "A democracia supõe que as atividades militares e as atividades civis são esferas separadas de ação", explica Cláudio Couto, coordenador do mestrado em Gestão Pública da FGV.

Leia também: Aziz diz que conversou com deputado Luis Miranda e que áudio exibido por Dominguetti é de 2020

Confira reportagem do Jornal da Tarde: