Notícias

'Sommelier de vacina': cidades adotam medidas contra quem quer escolher marca do imunizante

Em São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, cidades do ABC Paulista, quem se recusar a tomar a vacina disponível vai para o 'fim da fila'. Criciúma, em Santa Catarina, tomou a mesma medida


02/07/2021 17h33

No estado de São Paulo, ao menos cinco cidades adotaram medidas contra os chamados "sommeliers de vacina", aquelas pessoas que escolhem o fabricante do imunizante contra a Covid-19, e se recusam a tomar a vacina disponível no posto de vacinação. 

Em São Bernardo do Campo e em São Caetano do Sul, no ABC Paulista, a pessoa irá para o fim da fila de imunização e assim, só poderá se vacinar após os adultos de 18 anos. Em nota, a prefeitura de São Bernardo do Campo informou que a medida foi implementada na última quinta-feira (1°) e, desde o primeiro dia, 20 pessoas assinaram o termo e foram automaticamente colocadas no final da fila.

Nas cidades de São José do Rio Preto e Jales, no interior de São Paulo, quem recusar a vacina terá que assinar um termo de recusa de recebimento de vacina, que será anexado ao prontuário médico do cidadão. É uma forma da Secretaria de Saúde se resguardar de eventuais problemas futuros, caso a pessoa que recusar a vacina seja contaminada com a Covid-19.

Na cidade de Urupês, também no interior, quem se negar também irá assinar um termo de recusa. Depois, se a pessoa quiser tomar a vacina, ela terá que entrar na fila da xepa, que imuniza com doses remanescentes de qualquer marca da vacina. Segundo a prefeitura, com a aplicação deste termo, o município está conseguindo zerar as recusas. 

Em Criciúma, em Santa Catarina, a mesma medida das cidades da Grande São Paulo foi adotada. Quem se negar a tomar o imunizante disponível, terá que assinar um termo de responsabilidade e ciência, e também vai para o final da fila, após a imunização dos adultos de 18 anos.

Leia também: Veterinária burla o sistema de vacinação e toma três doses do imunizante da Covid-19Erika Hilton compartilha opinião sobre a representatividade LGBTQIA+ nos partidos de direita


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças