Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

Casos de Mal de Alzheimer caíram cerca de 16% nos últimos dez anos em todo o mundo. Médicos avaliam que mudanças de hábitos e condições sociais explicam a queda.

De acordo com alguns especialistas, a diminuição de casos confirmados pode ser atribuída a uma redução de outros problemas de saúde que também levam à demência.

Outra mudança da sociedade que atua como proteção contra o Alzheimer é a educação. Quanto mais uma pessoa estuda, ao longo da vida, mais protegido fica o cérebro dela.

“Existe uma propriedade que a gente atribui para as pessoas que tem maior escolaridade, que chamamos de reserva cognitiva. Seria como se a o estudo fornecesse uma certa gordura para queimar, uma espécie de para-choque para ajudar nas perdas que eventualmente a pessoa poderia vir a ter por conta da doença”, diz o geriatra Natan Chehter.

Leia Também: “ANS não faz uma regulamentação específica para planos coletivos”, diz advogado

Ainda nessa linha, há aplicativos e games específicos para a faixa etária que precisa se preocupar com os esquecimentos. O "Cérebro Ativo", aplicativo brasileiro e gratuito, é um deles. O app contém jogos de lógica, raciocínio, planejamento e concentração que ajudam a estimular a mente. A indicação é que seja jogado de 20 a 40 minutos por dia, 3 vezes por semana.

Em junho deste ano, o lançamento de um novo medicamento prometeu ajudar no tratamento da doença. No entanto, além de ser caro, só é indicado para fases iniciais do problema. No Brasil, a droga ainda não está autorizada.

Veja mais sobre o assunto na reportagem que foi ao ar esta segunda-feira (12) no Jornal da Tarde.

Leia Também: Luciano Szafir tem melhora clínica e posta vídeo em que agradece apoio dos fãs