Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

Governadores do consórcio Amazônia Legal lançaram um plano para recuperação da Amazônia. A meta é angariar recursos para a preservação da região e conter o desmatamento, que tem batido recordes no governo Bolsonaro.

OPlano de Recuperação Verde”, nome dado ao programa, foi inspirado em uma proposta produzida por congressistas dos Estados Unidos e encampada pelo presidente Joe Biden.

Lançado na última sexta-feira (16), em uma solenidade em Brasília, ele têm quatro eixos. Freio ao desmatamento ilegal, produção sustentável, inovação e capacitação e infraestrutura verde. O investimento inicial vai ser de R$ 1 bilhão e 500 milhões com recursos públicos, privados e de bancos de fomento e fundos, como o Fundo Constitucional do Norte.

A ideia patrocinada pelo consórcio Amazônia Legal, formado pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, é contrapor a política ambiental do governo Bolsonaro, que, segundo ambientalistas, tem desmantelado órgãos de controle do meio ambiente e se omitido diante das denúncias de crimes ecológicos.

Leia Mais: Multas ambientais por crimes na Amazônia caem 93% durante governo de Jair Bolsonaro

Uma da principais apostas dos governadores da região é o desbloqueio do Fundo Amazônia, gerido pelo BNDES, o banco de fomento do governo federal. Os recursos estão parados desde 2019 em uma conta bancária

  Os estados vão constituir uma força integrada para agir no combate a queimadas e desmatamentos ilegais nos próximos meses, período em que esses tipos de crimes crescem na região. Vão ser desenvolvidas ações de fiscalização e monitoramento, além de regeneração e recomposição florestal em áreas prioritárias.

O programa também lista projetos para promover o desenvolvimento produtivo, com restauração da floresta, e geração de renda para pequenos produtores e comunidades locais. Também vai promover o apoio à cooperativas de produtos florestais não madeireiros e incentivos à atividades ligadas à bioeconomia. Para promover a infraestrutura verde, o plano prevê ações de saneamento básico e despoluição dos rios, energia renovável e habitação social.

Veja mais na reportagem sobre o tema que foi ao ar esta segunda-feira (19) no Jornal da Tarde.

Leia Também: Enchentes na Europa deixam pelo menos 180 mortos; autoridades alertam que número pode subir