O governo de São Paulo anunciou nesta quarta (21) que o estado atingiu na última semana a menor média de internações por Covid-19 de 2021. Entre os dias 15 e 21 de julho, o índice ficou em 1.403.
"Isso é reflexo do avanço da vacinação aqui no estado de São Paulo. [...] A causa e efeito da vacinação é demonstrada claramente aqui no nosso estado", afirmou o vice-governador paulista, Rodrigo Garcia, em coletiva de imprensa nesta tarde.
Diagnosticado com Covid-19, o governador João Doria participou do evento por videoconferência. Ele afirmou que está assintomático e atribuiu seu bom estado de saúde à vacina.
Leia também: Butantan envia 1,5 milhão de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde
"No dia 1º de abril, quando o tivemos pico da segunda onda, estávamos com 13.150 pacientes internados, são 50% a menos de pacientes internados nas UTIs", afirmou o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn.
Também houve queda expressiva nos atendimentos em enfermaria: a última semana epidemiológica registrou 6.437 pessoas. "Mesmo naqueles momentos do segundo semestre do ano passado, sempre tivemos de 2 a 2,5 vezes mais pacientes internados em enfermaria do que em UTI. Hoje, esse número é muito similar. isso é claramente relacionado com a vacinação", completou o secretário.
Leia também: São Paulo vacina contra a Covid-19 pessoas com 32 anos nesta quarta-feira (21)
O estado planeja oferecer pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19 a toda a população adulta até 20 de agosto, e a todos os adolescentes (acima de 12 anos) até 30 de setembro.
De acordo com dados da plataforma Vacina Já atualizados nesta quarta, às 14:18, São Paulo tem 54,31% da população imunizada com pelo menos uma dose e 18,76% com esquema vacinal completo.
Assista ao trecho da coletiva de imprensa do governo paulista:
REDES SOCIAIS