O Manhattan Connection desta quarta-feira (21) recebeu o jornalista e escritor Laurentino Gomes, o humorista Hélio de La Peña. O programa também contou com as participações de Eduardo Mufarej, fundador da escola política Renova BR e da Good Karma, e de Brian Winter, editor chefe da revista Americas Quaterly, que esteve na bancada de Nova York.
Peña não se limitou a falar de humor com Lucas Mendes e Caio Blinder. Pegando carona em “Escravidão”, obra de Laurentino Gomes, o humorista falou de racismo no Brasil e afirmou que a história do negro foi apagada no país.
“O episódio George Floyd deu visibilidade a essa questão e levantou essa discussão aqui no Brasil. Uma coisa muito curiosa porque,assim, um país que tem uma população majoritariamente negra, esperar que ocorra um fato externo pra que essa discussão aconteça. E aí nesse momento você começa a constatar determinadas obviedades, como, por exemplo, a história do negro no país foi apagada”, disse o humorista.
Ele ainda lamentou que casos de violência policial contra a população negra brasileira não causa a mesma repercussão e indignação no país igual houve com o caso de Floyd.
Assista ao trecho completo:
.@lapena: "A história do negro no Brasil foi apagada. Estou com 62 anos, nunca tinha ouvido falar que Machado de Assis era negro, assim como também não sabia que já tivemos presidente negro [...] Vários aspectos da nossa cultura que a gente fica sem saber". #ManhattanConnection pic.twitter.com/vM0904z3kM
— TV Cultura (@tvcultura) July 22, 2021
Apresentado por Lucas Mendes, Angélica Vieira e Caio Blinder, o Manhattan Connection vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
Assista ao programa na íntegra:
REDES SOCIAIS