O Serviço de Resgate de Animais Silvestres resgatou um papagaio que pedia "socorro" em uma árvore no Jardim da Penha, em Vitória, Espírito Santo, na manhã de segunda-feira (26). O animal ficou conhecido na região por ter características únicas em seus gritos.
Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, uma moradora conseguiu se aproximar da ave e oferecer alimentos e água, também acionou o resgate. "O papagaio estava bem e vai ficar ainda melhor aos cuidados que receberá daqui para a frente. Esse resgate ganha ainda mais importância por tratar-se de um animal que não tem anilha, ou seja, não tem registro, é fruto do comércio ilegal de animais silvestres", diz o biólogo Saulo Ramos, da Semmam.
Leia também: Reserva ambiental faz primeiros registros de onça-parda em Goiás; Nas redes sociais de Carla Zambelli, Zezé Di Camargo defende voto impresso
Segundo o órgão, o papagaio fugiu de outras tentativas de resgate, mas dessa vez, pegou confiança pela moradora, o que possibilitou a captura. Ele foi levado para o Cefas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), em Barcelona, na Serra, no Espírito Santo, onde receberá cuidados especializados.
O secretário de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, explica que nem todo animal silvestre precisa ser recolhido. "Vitória é uma cidade que possui muitas áreas verdes, e é comum encontrarmos animais silvestres no espaço urbano. O recolhimento só é recomendado se o bicho apresenta risco para a população ou se está ferido ou precisando de cuidados", diz.
REDES SOCIAIS