Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Divulgação/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Os sistemas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), incluindo a plataforma Lattes, chegaram ao quarto dia fora do ar nesta terça (27). De acordo com a instituição, que é ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, há backup das informações e o pagamento de bolsas não será afetado.

"O CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas. Portanto, não há perda de dados da Plataforma Lattes", afirmou a instituição, em nota publicada nas redes sociais. 



O CNPq, que confirmou a falha nos sistemas no último sábado (27), não apresentou previsão de normalização das plataformas. 

A nota afirma, ainda, que a instituição terá mudanças nos prazos devido à instabilidade: "Todos os prazos de ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a Prestação de Contas, estão suspensos e, de ofício, serão prorrogados". 

Órgão federal de fomento à pesquisa e à ciência no Brasil, o CNPq é responsável pelo pagamento de bolsas e reúne a produção científica do país. 

A indisponibilidade dos sistemas, em especial a plataforma Lattes, que organiza currículos de pesquisadores, preocupou a comunidade científica e levou os termos "Lattes" e "CNPq" aos assuntos mais comentados do Twitter na tarde de hoje.