Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter @secomvc
Reprodução/Twitter @secomvc

O governo federal utilizou a foto de um homem com um rifle no campo para comemorar o Dia do Agricultor, celebrado nesta quarta-feira (28). A publicação foi feita pela Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) da Presidência em redes sociais.

"Hoje homenageamos os agricultores brasileiros, trabalhadores que não pararam durante a crise da Covid-19 e garantiram a comida na mesa de milhões de pessoas no Brasil e ao redor do mundo", diz o texto que acompanha a foto.

A publicação gerou diversos comentários críticos dos usuários, por conta do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ser um entusiasta do armamento da população, especialmente em áreas rurais.

Um dos internautas apontou a origem da foto, que foi retirada do banco de imagens iStock, que é pago. Neste site, a foto tem a seguinte a descrição: "Silhueta de caçador carregando espingarda no ombro e observando".

Política armamentista

Em 2019, Bolsonaro sancionou uma lei que cria a chamada posse rural estendida. A posse é o direito de ter uma arma em casa. A lei ampliou esse conceito em propriedades rurais, permitindo que um fazendeiro ou produtor rural ande com uma arma em toda a sua fazenda, e não apenas na sua casa.

Também no primeiro ano de governo, o presidente defendeu um excludente de ilicitude para produtores rurais em casos de invasão. Com isso, fazendeiros que atirarem contra invasores poderiam não ser punidos. A proposta, contudo, não foi para frente.

O site da TV Cultura entrou em contato com o Palácio do Planalto, mas até a publicação desta nota, não obteve retorno.

Leia também: Rio retoma vacinação contra a Covid-19 nesta quarta (28), após paralisaçãoÓrgão da Câmara contradiz Bolsonaro e aponta que piso do fundo eleitoral é de R$ 800 milhões