Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram: @neilopesoficial
Reprodução/Instagram: @neilopesoficial

A Faculdade de Direito da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) aprovou nesta quarta (28) a concessão do título Doutor Honoris Causa ao sambista e intelectual Nei Lopes. A aprovação foi unânime.

Leia também: Em vídeo, STF nega que proibiu Bolsonaro de agir na pandemia: "Fake news"

Na semana passada, o mesmo conselho havia negado o título a Lopes, numa votação que terminou com o placar de 8 x 10. Eram necessários 14 votos a favor para oferecer a honraria.

De acordo com a professora de Direito Penal e Criminologia da UFRJ Luciana Boiteaux, o veto ocorreu por uma questão formal. "Graças à mobilização e ao esforço da relatora, Prof. Ana Sabadell, que reconsiderou seu voto o pedido foi aprovado com louvor", comemorou. 

A concessão do título ainda precisa da aprovação do Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo da UFRJ.

Africanista autodidata, Nei Lopes já publicou sete dicionários e uma enciclopédia sobre culturas africanas, uma produção que ultrapassa 30 mil verbetes. O Dicionário da História Social do Samba, escrito em coautoria com Luiz Antonio Simas, venceu, em 2016, o Prêmio Jabuti na categoria Teoria/Crítica Literária, Dicionários e Gramáticas.

Formado em Direito e Ciências Sociais, pela UFRJ, trocou a área jurídica pela música, a literatura e a pesquisa sobre as línguas e a cultura da África. Lopes tem mais de 350 composições gravadas por grandes nomes da música brasileira, transita por gêneros variados, que vão do samba ao maracatu, jongo e choro.

Em 2020, o intelectual foi convidado no programa Roda Viva. 

Assista à entrevista na íntegra: