Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/Governo de São Paulo
Divulgação/Governo de São Paulo

Um estudo encomendado pelo Ministério da Saúde deve avaliar a necessidade de uma terceira dose da vacina CoronaVac contra a Covid-19. O anúncio foi feito pela pasta na última quarta (28). 

A pesquisa será feita com o apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em São Paulo e em Salvador, com 1.200 pessoas que tomaram a segunda dose do imunizante há pelo menos seis meses. O estudo deve começar em duas semanas. 

Os voluntários serão divididos em quatro grupos: um tomará o reforço da própria CoronaVac, e os outros grupos receberão a terceira dose de outras vacinas aprovadas pela Anvisa e que fazem parte do Plano Nacional de Imunização (PNI): Pfizer, Oxford-AstraZeneca e Janssen.

"Nós precisamos saber a duração da proteção de cada vacina. Pra vacina da Pfizer, de Oxford-Astrazeneca e Janssen, existem várias publicações mostrando realmente a proteção em até um ano. Em relação à CoronaVac precisamos avaliar isso, e existem estudos que já mostram que a proteção começa a cair com seis meses", explica a coordenadora do estudo, Sue Ann Clemens. 

Leia também: Eduardo Pazuello presta depoimento à Polícia Federal sobre o caso Covaxin

Primeira vacina contra a Covid-19 aplicada no país, a CoronaVac já imunizou mais de 57 milhões de brasileiros. Desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, ela é produzida em território brasileiro em parceria com o Instituto Butantan.

Dimas Covas, diretor da instituição, afirmou que a iniciativa é bem-vinda, mas se queixou de não ter sido notificado pelo governo federal a respeito do estudo: "É muito bom o ministério ter se preocupado em fazer esse estudo e bom também que ele tenha começado com a CoronaVac, visto que é uma das vacinas que já tem mais de 80% das pessoas imunizadas com duas doses. [...] O ruim é nós não termos sido comunicados, seria uma medida até de extrema gentileza e educação para com o produtor da vacina". 

Leia também: Quase 70% dos brasileiros acredita que o país está em declínio, diz pesquisa

Assista à reportagem do Jornal da Cultura da última quarta (28):