Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Flickr/Palácio do Planalto
Reprodução/Flickr/Palácio do Planalto

Segundo um relatório da ONG Artigo19, o Brasil regrediu no ranking mundial de liberdade de expressão, devido ao uso constante de campanhas de desinformação e ataques à imprensa. Entre 161 países, atualmente o Brasil ocupa a posição 85, registrando seu pior índice desde 2010.

Leia também: Avó de meninos de Belford Roxo duvida que foram jogados em rio: "É para despistar a polícia"

Em 2020, foram registradas 1.682 declarações falsas ou enganosas proferidas pelo presidente Jair Bolsonaro. O uso das campanhas de desinformação, segundo o cientista político Eduardo Grin, é uma prática de confronto do governo atual.

“Faz parte de um projeto político mais amplo de cercear a liberdade de expressão no Brasil”, disse ao Jornal da Tarde desta sexta-feira (30). A imprensa independente sofre com essa estratégia, por ser um dos mecanismos mais potentes da democracia ocidental.

Leia também: São Paulo ultrapassa marca das 10 milhões de vacinas contra a Covid-19 aplicadas

Os ataques à imprensa também contribuíram para a queda de posições do Brasil no ranking. Segundo o levantamento, em 2020, foram 464 declarações públicas contra jornalistas e seus trabalhos, 254 violações contra jornalistas e comunicadores e 20 violações graves.

A diretora regional da ONG que realizou o relatório, Denise Dora, reforçou a importância de apoiar a defesa da liberdade de expressão.

Veja a reportagem completa do Jornal da Tarde: