Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Em depoimento à Polícia Federal, o deputado Luis Miranda (DEM-DF) relatou que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello disse ter sido ameaçado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). O trecho do depoimento do parlamentar à PF foi obtido pelo jornal O Globo. 

Miranda afirmou ter dito ao então ministro que havia "sacanagem" na pasta, e pediu que ele agisse. "Sacanagem tem desde que eu entrei", teria respondido o general da ativa. 

Leia também: "Fomos usados de maneira ardilosa", diz reverendo que negociou vacinas em nome do governo

"Falei assim: 'ontem fui ao presidente e entreguei um negócio para ele que, se estiver acontecendo de verdade, é um absurdo. Você precisa cuidar disso'. Pazuello olhou para mim e falou assim: 'Deputado, posso te falar a verdade? Eu, em seis horas andando de helicóptero com ele, não consegui dez minutos de atenção dele. Eu não consigo falar com ele, tenho coisas para resolver com ele. No final do ano levei uma pressão tão grande que não sei exatamente como resolver'", narrou Miranda.

O parlamentar, então, teria perguntado de quem a pressão teria partido, ao que Pazuello respondeu, segundo Miranda: "Porra, o Arthur Lira. O Arthur Lira botou o dedo na minha cara e falou assim: 'eu vou te tirar dessa cadeira'. Porque eu não quis liberar a grana para a listinha dos municípios, dos lugares que ele queria que recebessem. Ele bota o dedo na minha cara".

Em sua participação no Roda Viva, em 12 de julho, o parlamentar narrou o mesmo episódio, que também foi relatado à CPI da Covid, mas não citou o nome do presidente da Câmara. 

Questionado pela âncora do programa, Vera Magalhães, se a pessoa em questão era Lira, Miranda não quis confirmar. "Quem tem que falar isso é o Pazuello", disse.

Veja o trecho: 

Segundo Miranda, a conversa teria acontecido em 21 de março, um dia após a reunião em que o parlamentar e seu irmão, o servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo Miranda, apresentaram ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) suas suspeitas em relação à compra da vacina Covaxin. 

Eduardo Pazuello foi exonerado do cargo dois dias depois, em 23 de março. 

Procurada pela Cultura, a assessoria de Arthur Lira emitiu a seguinte nota: "A respeito das declarações dadas pelo deputado Luís Miranda , as mesmas devem ser respondidas pelo ex-ministro Eduardo Pazuello. Sobre as demais informações propagadas, o deputado deverá responder no foro adequado, que é o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados."

Assista à entrevista de Luis Miranda na íntegra:

Leia também: São Paulo antecipa vacinação contra a Covid-19 de pessoas com 25 anos para sexta-feira (6)