Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

Uma análise divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) na última terça-feira (3), mostrou um aumento significativo da variante delta entre os casos de Covid-19 no Rio de Janeiro. Ela já foi identificada em 38 dos 92 municípios do estado. Na capital carioca, 45% das amostras sequenciadas eram da cepa considerada por especialistas como a mais contagiosa.

Em um período de apenas dez dias, o programa de vigilância genômica da Covid-19, da SES, detectou um aumento de mais de 50% no percentual de pacientes com a variante delta em relação ao total de casos da doença no Rio. No último boletim, divulgado no dia 23 de julho, a delta respondia por 16,62% dos registros, contra 78,36% da variante gama. Na análise liberada nesta terça pela pasta, os números passaram para 26,09% e 66,58%, respectivamente.

Por esses dados, que ficam sob a tutela da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SVAPS), é possível afirmar que, hoje, um a cada quatro casos de Covid-19 no estado já é da delta. No balanço anterior, a média era de um paciente a cada seis com a variante. A própria SES, ao divulgar os números mais recentes, afirma que há "tendência de aumento" na circulação da delta, com grande probabilidade de que ela se torne "a mais frequente, substituindo a variante gama".

A análise mostrou ainda a presença de 0,8% da variante alpha (B.1.1.7). Outras seis variantes (P.1.1, P.1.2, P.1.4, P.1.7, P.4 e P.5) também foram identificadas, mas não são consideradas como de interesse nem de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Leia também: Prefeitura confirma mais 28 amostras da variante delta em São PauloCaixa libera saques e transferências da 4ª parcela do auxílio emergencial a nascidos em março