Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Flickr Secretaria Especial da Cultura
Reprodução/Flickr Secretaria Especial da Cultura

Após o incêndio na unidade da Vila Leopoldina, bairro localizado na zona oeste de São Paulo, a Cinemateca Brasileira tem seu destino incerto. O material que foi recuperado do desastre começou a ser transferido para o prédio principal, na Vila Clementino, zona sul da capital paulista.

Leia mais: CNDH cobra explicações do Instagram sobre retirada de conteúdos da plataforma

O real prejuízo causado à preservação da produção audiovisual brasileira pelo fogo ainda não foi mensurado com precisão. O prédio alocava, principalmente, documentos e cópias de filmes. O cineasta Carlos Augusto Calil disse, à TV Cultura, que a maior perda foi a memória dos órgãos que fomentam o cinema, pois é "irreparável".

Leia também: Morte do filho da cantora Walkyria Santos após bullying virtual gera debate sobre jovens na internet

Paralelamente, a Secretaria Especial da Cultura, que é responsável pela instituição, abriu um edital para sua gestão. No entanto, o preço de investimento anunciado não cobre sequer a manutenção dos prédios, de acordo com Roberto Gervitz, coordenador do Movimento SOS Cinemateca.

Assista à matéria do Jornal da Tarde: