Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

O Manhattan Connection desta quarta-feira (11) recebe o jornalista e escritor Marcelo Leite, Leo Montessanto, fundador da Coffee Mais e Felipe Nunes, diretor da Quaest Pesquisa e Consultoria. O programa também conta com a participação de Brian Winter na bancada em Nova York.

Um dos assuntos debatidos no programa foi a liberação das drogas. Leite se disse liberal sobre esse assunto e defende o uso adulto de algumas substâncias. Para exemplificar o seu posicionamento, ele deu como exemplo o álcool.

“Eu defendo que, o uso adulto, devia ser permitido, em princípio, pra qualquer droga, com regulamentação, evidente, como tem para o álcool. Álcool é uma droga. Ninguém fala isso, mas é uma droga potente que, aliás, causa dano social muito maior do que qualquer uma dessas drogas que a gente está conversando. É claro que tem drogas mais complicadas: cocaína, crack, geram dependência”, disse o escritor.

Leite também falou sobre psicodélicos, drogas que já são usadas no tratamento de depressão. Após analisar estudos e os efeitos colaterais, ele se diz a favor da liberação.

Leia também: Brian Winter critica proposta de proibição de divulgação de pesquisas em véspera de eleições

“Com relação a psicodélicos, o preconceito passa por aí também, porque justamente, eles não causam dependência. Talvez a quetamina, a cetamina, que vem sendo usada pra depressão, analgésico, já muito conhecido, tem um potencial ali para causar dependência. Mas, LSD, por exemplo, não há notícia nem de overdose, nem de dependência”, explicou.

Leite é autor do livro "Psiconautas - Viagens com a ciência psicodélica brasileira" e é um dos jornalistas mais bem informados sobre esse assunto.

Assista ao trecho completo: 

Apresentado por Lucas Mendes, Angélica Vieira e Caio Blinder, o Manhattan Connection vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.

Assista ao programa na íntegra: