A Prefeitura de São Paulo informou nesta terça-feria (17) que a cidade irá ganhar cinco estátuas que homenageiam personalidades negras que nasceram ou fizeram história na capital paulista. Os monumentos serão da escritora Carolina Maria de Jesus, o músico Geraldo Filme, o atleta olímpico Adhemar Ferreira da Silva, a sambista Deolinda Madre (madrinha Eunice) e o cantor Itamar Assumpção.
A ação da prefeitura acontece após diversas polêmicas com a estátua do bandeirante Borba Gato. Além de protestantes incendiarem o monumento, já existe projeto de lei que pede a remoção dele.
Leia também: Valor da cesta básica em SP tem aumento e se aproxima do salário mínimo
As obras devem começar já no mês de setembro e a previsão é que todas elas sejam instaladas em até seis meses.
Em novembro de 2020, o Instituto Pólis fez um levantamento e apontou que haviam 367 monumentos catalogados em São Paulo. Desses, 200 retratavam pessoas e 169 são identificáveis como homens e apenas 24 como mulheres. Dos homens, apenas cinco são negros, e entre as mulheres, apenas uma.
Veja quem são e onde ficarão cada uma das estátuas:
Carolina Maria de Jesus
Uma das escritoras mais lidas do Brasil. Seu grande sucesso é “Quarto de Despejo” lançado em 1960. Em sua carreira, vendeu mais de 3 milhões de exemplares em 16 idiomas diferentes.
Sua estátua ficará no Parque Linear Parelheiros, onde Carolina viveu por muitos anos, e onde estão o Centro de Cidadania da Mulher e o Ponto de Leitura Carolina de Jesus.
Geraldo Filme
Um dos pioneiros do samba em São Paulo. Ao lado de Adoniram Barbosa, foi um dos responsáveis por tirar o monopólio do estilo musical do Rio de Janeiro. Ele compôs "A morte de Chico Preto" (1975), "Batuque de Pirapora" (1989), "Garoto de pobre" (1980), "São Paulo menino grande" (1968), "Silêncio no Bixiga" (1972) e muitos outras canções.
Sua estátua ficará na Praça David Raw, na Barra Funda, próximo ao antigo Largo da Banana.
Adhemar Ferreira da Silva
Atleta campeão olímpico no salto triplo em Helsinque 1952 e Melbourne 1956. Único brasileiro a conquistar dois ouros olímpicos seguidos em um esporte individual. Está no Hall da Fama da World Athletics (Federação Internacional de Atletismo).
Sua estátua ficará no Canteiro central da Avenida Braz Leme (Casa Verde), no bairro onde o atleta sempre morou na Casa Verde.
Deolinda Madre (madrinha Eunice)
A sambista foi a responsável por fundar uma das primeiras escolas de samba de São Paulo, a Lavapés, na década de 30, no bairro do Glicério, no Centro. Graças ao movimento de Deolinda, diversas escolas de samba foram criadas na capital paulista.
Sua estátua ficará na praça da Liberdade, local sugerido pela família.
Itamar Assumpção
Um dos grandes nomes do movimento “Vanguarda Paulista” junto com Arrigo Barnabé, Grupo Rumo e Premeditando o Breque (Premê). Um grande compositor que já teve suas canções gravadas por Rita Lee, Cássia Eller, Tom Zé e Zélia Duncan.
Ainda não há definição de onde sua estátua será construída.
REDES SOCIAIS