Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura
Divulgação/TV Cultura

As informações a seguir são orientações fornecidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) sobre como proceder ao encontrar animais silvestres debilitados, feridos ou filhotes sem os cuidados parentais e caídos dos ninhos.

Quando um animal precisa de assistência?

A ajuda humana pode ser necessária nos seguintes casos: O animal esteja parado e não responda a movimentos ou estímulos externos, sangre ou esteja machucado, tenha dificuldade de respirar ou convulsões, esteja desidratado e/ou apresente olhos fundos e pelagem sem brilho. Por último, caso um animal adulto possa ser capturado facilmente.

Veja imagens: Como dar assistência a um animal silvestre?

O que fazer ao encontrar um órfão?

O primeiro passo é verificar se ele é realmente órfão, pois os filhotes podem parecer perdidos e sozinhos enquanto exploram ou aguardam o retorno dos pais enquanto buscam alimento.

Se ele não estiver ferido ou machucado, procure o ninho. Caso não encontre, coloque-o em um lugar seguro, como um arbusto e que possa ficar longe de predadores. É possível improvisar um ninho com algum recipiente com pequenos furos como uma peneira, cobrindo-o com palha seca e fixando-o em uma árvore próxima do local em que o encontrou. Para pegá-lo, utilize luvas e outros equipamentos de proteção para não correr o risco de se machucar e/ou contrair doenças.

Se ele parecer arisco, intimidado ou for órfão, estiver machucado e precisar de atenção e cuidados especiais, ligue para a Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros ou Guarda Municipal.

O que não fazer?

- Não é recomendado que o público em geral manuseie animais silvestres a não ser que ele não represente um risco; 

- Não acaricie ou brinque com ele, isso causa estresse, aumenta o risco de choque e diminui as chances de reabilitação e soltura;

- Não ofereça comida ou água;

- Não tente tratar as feridas e machucados.

    Manter e cuidar de qualquer animal da fauna silvestre nativa brasileira sem licença dos órgãos federais ou estaduais de meio ambiente é ilegal e crime previsto em lei.