Depois de dissolver o Centro de Contingência da Covid-19, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou a criação de um Comitê Científico nesta quarta (18).
Integram o comitê os especialistas Carlos de Carvalho, David Uip, Eloisa Bonfá, Esper Kallas, Geraldo Reple Sobrinho, João Gabbardo, José Osmar Medina, Luiz Carlos Pereira Júnior e Paulo Menezes. Todos eram membros do antigo Centro de Contingência, que tinha 21 integrantes. Assim como no Centro de Contingência, Menezes assume a coordenação, e Gabbardo é o coordenador-executivo.
Leia também: Variante Delta | Pesquisa aponta disparada de casos em São Paulo em setembro
Segundo Doria, a extinção do Centro de Contingência se deve à melhora dos indicadores como internações e óbitos por Covid-19 no estado, além do avanço na vacinação contra a doença. Criado em fevereiro de 2020, o grupo de especialistas teve a função de auxiliar o governo na tomada de decisões a respeito da pandemia.
“O governo de São Paulo registra um sincero agradecimento a todos os 21 membros do Centro de Contingência, que ao longo dos últimos 18 meses contribuíram com o esforço, dedicação e conhecimento para salvar vidas de brasileiros aqui de São Paulo. Decisivo, aliás, o trabalho do centro neste sentido”, afirmou o governador, em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.
Leia também: CoronaVac é eficaz contra casos graves de Covid-19 da variante Delta, indica estudo preliminar
A decisão vem em meio a uma série de flexibilizações adotadas em São Paulo em relação à Covid-19. Nesta semana, o estado chegou à vacinação dos adolescentes com comorbidades, após aplicar o imunizante em toda a população adulta. Também foram retiradas as restrições de ocupação máxima e horário de funcionamento em comércios e serviços. O uso de máscara em locais públicos continua obrigatório.
REDES SOCIAIS