O Parque Estadual Juquery, em Franco da Rocha, município da Grande São Paulo, ainda sofre com o incêndio. A prefeitura soltou nota no final da tarde desta segunda-feira (23) e informou que já são 33 horas sofre com o fofo e tem cerca de 80% da área atingida.
São várias frentes de combate às chamas desde a tarde de ontem. Além dos bombeiros, a Defesa Civil e brigadistas voluntários estão no local, mas o relevo do parque e o vento forte dificultam os trabalhos. O helicóptero Águia da Polícia Militar também ajuda o atendimento.
O parque possui quase 2 mil hectares de área, com vegetação de cerrado. Ele fica entre os municípios de Caieiras e Franco da Rocha.
Leia também: “Enquanto o mundo não estiver protegido, ninguém estará”, diz diretor-geral da OMS sobre Covid-19
O incêndio causa um impacto que vai além do município de Franco da Rocha. Moradores das Zona Oeste, Norte e região central da capital paulista relataram uma “chuva de cinzas”. Diversas residências tinham cinzas da queimada.
Doações
Pelas redes sociais, a prefeitura abriu um canal para as pessoas que querem ajudar os profissionais na luta contra o fogo. É possível fazer doações de água mineral, frutas, barrinhas de cereal e isotônicos. Esses itens são de extrema importância para quem está na linha de frente.
O ponto de entrega é a base da Guarda Civil Municipal, que fica na rua Nelson Rodrigues, s/n, ao lado da entrada do parque municipal.
REDES SOCIAIS