O Manhattan Connection desta quarta-feira (25) recebe o jornalista Claudio Dantas e a historiadora e antropóloga brasileira Lilia Schwarcz. O programa também contará com a participação especial de Felipe Nunes, professor de Ciência Política na UFMG e diretor da Quaest.
Um dos assuntos abordados no programa é o atual governo de Jair Bolsonaro e as manifestações no próximo dia 7 de setembro. Na visão de Schwarcz, essa é mais uma prova de como o bolsonarismo “sequestra os símbolos” brasileiros e criam novos conceitos em cima deles.
Leia também: “Não estamos no momento de recomendar a terceira dose”, diz cientista-chefe da OMS
“Sequestraram a bandeira, sequestraram o hino e agora vêm sequestrando conceitos. Ou seja, Liberdade de expressão. Eles acreditam que fake news é liberdade de expressão. Não é. É mentira”, disse a historiadora.
Ao longo do programa, ela também explica como os manifestantes tem uma visão distorcida do que é a independência brasileira: “lembra a nossa liberdade, lembra a nossa liberdade construída em cima de um cavalo, no alto de uma montanha, com o imperador, nos organizando, e dando ordens. É essa leitura autoritária que os bolsonaristas estão fazendo do 7 de setembro”.
Assista ao trecho completo:
.@LiliaSchwarcz: "Não tem coincidência que todos novos regimes no Brasil fizeram uso do 7 de setembro. Há por trás disso uma certa leitura militarizada. Militares sempre se viram como salvadores da nação, então se vinculam simbolicamente a essa ideia". #ManhattanConnection pic.twitter.com/oZ9W7NtYZA
— TV Cultura (@tvcultura) August 26, 2021
Apresentado por Lucas Mendes, Angélica Vieira e Caio Blinder, o Manhattan Connection vai ao ar toda quarta-feira às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
Assista ao programa na íntegra:
REDES SOCIAIS