Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Mary Shelley

Responsável por um dos romances mais importantes da língua inglesa, Mary Shelley foi também filha de pensadores influentes dos séculos 18 e 19 e esposa de um dos maiores poetas do Romantismo. Confira 11 curiosidades que selecionamos sobre a autora.

1. Seu livro mais famoso, ‘Frankenstein’, é considerado o primeiro romance moderno de ficção científica, muito anterior às obras de outros autores consagrados do gênero, como Júlio Verne e H.G. Wells.

2. Mary começou a escrever ‘Frankenstein’ aos 18 anos, como parte de uma competição de histórias entre ela, seu futuro marido, o poeta Percy Shelley, o amigo do casal Lord Byron e o escritor e médico John Polidori - autor do conto que eventualmente inspirou Bram Stoker na criação de ‘Drácula’.

3. Sua mãe foi Mary Wollstonecraft, uma escritora, filósofa e grande representante dos direitos da mulher. Sua obra mais famosa, o livro 'Uma Reivindicação pelos Direitos da Mulher' se tornou uma das bases do feminismo moderno.

4. Mary Shelley, entretanto, jamais conheceu Mary Wollstonecraft, que faleceu durante o parto. Ela encontrou, porém, conforto nas obras literárias da mãe, das quais era uma ávida leitora.

5. O pai de Mary foi William Godwin, um famoso jornalista, escritor e filósofo político.

6. O relacionamento de Mary com Percy Shelley começou quando o poeta ainda era casado com outra mulher. Por isso, William Godwin não aprovava a união, o que levou o casal a fugir e fez com que Mary passasse anos enfrentando a rejeição do pai - um tema muito presente em sua obra mais famosa.

7. Muitos dos conceitos presentes em ‘Frankenstein’ derivam de descobertas científicas do início do século 19, como os experimentos de Luigi Galvani a respeito do estímulo de músculos com eletricidade.

8. Por ser uma obra adaptada inúmeras vezes em diversas mídias, ‘Frankenstein’ ganhou várias características na cultura pop que não derivam do livro. A representação mais famosa do monstro, por exemplo, é a icônica maquiagem de Boris Karloff na adaptação de James Whale de 1931. A figura do ajudante corcunda de Victor (Igor, em algumas adaptações) também não existe no romance.

9. Mary também escreveu diários de viagem, contos e biografias. Além de ‘Frankenstein’, algumas de suas obras famosas são a novela autobiográfica Mathilda e o romance pós-apocalíptico ‘O Último Homem’.

10. Existe um rumor de que quando Percy Shelley foi cremado, seu coração permaneceu intacto em razão de uma calcificação do órgão; Mary o teria guardado numa gaveta até o fim de sua vida.

11. Victor Frankenstein foi uma das inspirações para a criação do personagem Dr. Victor, do Castelo Rá-Tim-Bum.